We use cookies and other technologies on this website to enhance your user experience.
By clicking any link on this page you are giving your consent to our Privacy Policy and Cookies Policy.
Mitologia Dos Orixas icon

Mitologia Dos Orixas

1.0 for Android

Albertano apps

The description of Mitologia Dos Orixas

Os orixás são os guias espirituais da religião brasileira, são entidades que representam as forças da natureza, eles são aliados das pessoas, protegem e guiam aqueles que nascem como seus filhos. Os filhos do Orixá são aqueles que nasceram sob o manto da vibração do Orixá, e somente através dos ritos da religião pode-se saber de qual Orixá cada um é filho.
Eles seriam a expressão mais próxima dos santos na religião católica, mas com uma diferença essencial: os Orixás não são perfeitos, eles são imperfeitos como nós, possuem virtudes e defeitos humanos. Acredita-se, no entanto, que os Orixás não tiveram vida corpórea aqui na terra, eles simplesmente representam a energia oriunda da natureza e agem para nos auxiliar nas dificuldades do dia a dia. Os Orixás da Umbanda não incorporam (ao contrário do que acontece no Candomblé), eles se manifestam através dos Falangeiros de Orixá, que são guias que trabalham sob as suas ordens.
Exú
As lendas africanas trazidas pelo povo iorua colocam Exú como um diabinho levado e no sincretismo católico, esse orixá foi associado ao demônio. É ele que leva o homem para o mal caminho, suscita guerras e disputas. Também é o responsável pelo caos e a desunião.
No período a escravidão, contudo, Exú era invocado para castigar os senhores brancos. É apresentado com um tridente de ferro, um falo imenso e chifres, como o diabo cristão.

Ogun
Ogun é orixá das guerras. É simbolizado por uma haste curvada, comom uma espada. Foi sincretizado na Bahia com Santo Antônio e no Rio de Janeiro com São Jorge. Na África é o orixá dos caçadores. O metal de Ogun é o ferro.

Omulu, Xapanã ou Abaluaiê
É o orixá que domina a Terra, o Sol e as epidemias. É o orixá da saúde, protetor dos alejados. Suas comidas são o bode, o galo e o porco.
Xangô
É o orixá do trovão e das tempestades. Seu metal é o cobre e seus poderes são o raio e o fogo. É considerado um guerreiro violento.
Yansan
Yansan é um orixá feminino. Preside os ventos, as tempestades, e dona dos raios e domina os espíritos. É simbolizada com chifres de búfalo e sua arma é a adaga. É sincretizada com Santa Bárbara.
Oxossi
É o orixá que preside a caça, sendo protetor dos caçadores. É filho de Yemanjá, juntamente com Ogun e Exú. O metal de Oxossi é o bronze e suas ferramentas são o arco e a flexa.
Nanan
É o orixá feminino mais velho. O sincretismo é feito com Santa Ana, a mãe da Virgem Maria. É o orixá que preside as águas profundas, os pântanos escuros e os nevoeiros.
Yemanjá
Yemanjá é considerada a mãe de todos os orixás. O axé de Yemanjá está em pedras do mar, conchas marinhas e vasos de porcelana azuis. Seu metal é a prata.
Tem no sincretismo com as lendas nórdicas que a associam à sereia. No catolicismo, o sincretismo ocorre com Nossa Senhora da Conceição e na Bahia com Nossa Senhora das Candeias.
É considerada a mãe das águas e referenciada com presentes e adereços. A festa de Yemanjá acontece no dia 31 de dezembro e em locais como o Rio de Janeiro atrai multidões.
Oxum
Oxum é o orixá feminino das águas, representa a sexualidade e a vaidade. Seus metais são o cobre, na África, e o latão dourado, no Brasil. Sua representação social é o amor. O sincretismo no catolicismo ocorre com Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora Aparecida.
Oxunmarê
É o orixá do arco-íris, responsável pelos dias, os anos, pela sucessão de tudo o que ocorre na natureza. Representa a continuidade. O sincretismo é feito com São Bartolomeu.
Ossain
Ossain é o orixá das matas, dono das folhas e das ervas e vive na floresta. É confundido com a lenda indígena do Caipora, que tem somente uma perna. É o orixá da medicina.
Oxalá
Oxalá é o orixá da criação, o responsável por tudo o que cresce. Sua cor é o branco e o metal o alumínio. É sincretizado com Jesus Cristo jovem e no Candomblé é um guerreiro audaz.

VANTAGENS:

[✔] Compartilha em qualquer app e rede social:
[✔] Botão de copiar, para você colar a frase onde quiser.
[✔] Totalmente em português e com funcionamento off-line.
Show More

Mitologia Dos Orixas Tags

Add Tags

By adding tag words that describe for Games&Apps, you're helping to make these Games and Apps be more discoverable by other APKPure users.

Additional Information

Advertisement
Similar to Mitologia Dos Orixas
Comment Loading...
Ooops! No such content!
Popular Apps In Last 24 Hours
Download
APKPure App